10
dez 14

2014 registra as temperaturas mais altas desde 1880


A Agência de Administração Oceânica e Atmosférica (Noaa) informou em seu relatório mensal que o ano de 2014 foi o mais quente desde 1880.

O período compreende de Janeiro a Outubro como os mais quentes da história, batendo os recordes de 1998 a 2010. A temperatura média registrada foi de 14,78°, sendo 0,68% maior do que a médica do século 20, que era de 14,1°. As altas temperaturas são perceptíveis em quase toda a superfície terrestre, exceto em partes da Ásia Central.

O mês de Outubro foi o mais quente desde 1880, com a média global de 0,74% acima da média do século 20. Os dados comprovam a tendência do aquecimento global em longo prazo.

A Organização Mundial da Meteorologia (OMM) também divulgou o seu relatório sobre o tema, durante a Conferência de Mudanças Climáticas (COP20), que acontece em Lima. O “Declaração provisória da OMM sobre o estado do clima mundial em 2014″ aponta para tomar decisões drásticas, pois o documento afirma sobre um futuro incerto e inóspito devido a emissão de gases do efeito estufa sem precedentes e a sua concentração na atmosfera.

Ainda segundo a OMM, as altas temperaturas de janeiro a outubro foram registradas em um ano sem o fenômeno El Niño, quando há um aquecimento cíclico das águas do Pacífico tropical, perturbando o ciclo habitual das precipitações.

Leave a Reply