20
jan 15

Empresa cria sistema de Horta Inteligente para as cidades


Com o continuo crescimento de hortas urbanas, um grupo de empresários desenvolveu um sistema de plantio inteligente que facilita o cultivo nas grandes cidades, local onde as pessoas têm pouco espaço e tempo.

O sistema, desenvolvido pela Noocity, foi apelidado de GrowBed. A empresa foi criada pelos portugueses José Ruivo e Samuel Rodrigues em parceria com brasileiro Pedro Monteiro. O equipamento simples possuí uma lógica eficaz por trás.

O principal diferencial da estrutura modular é o sistema de sub irrigação (SIP). De acordo a empresa, este é método mais eficaz para o cultivo de alimentos em solo e especialmente indicado para a agricultura urbana. A GrowBed foi desenvolvida para fornecer ventilação e água diretamente para as raízes de plantas, reduzindo o estresse hídrico e aumentando a produtividade.

Para o alcançar o objetivo, o sistema conta com um reservatório de água, de aproximadamente seis centímetros, localizado no fundo da cama de cultivo. Alternando com ele as zonas capilaridade, compartimentos preenchidos com argila expandida para possibilitar a passagem de água para zona de cultivo. O segundo nível é composto pelas caixas de ar. Elas possuem um centímetros de altura e se estendem por toda a área de cama de cultivo, garantindo oxigenação constante para as raízes.

Um dos grandes trunfos da estrutura é a facilidade em controlar a quantidade de água usada no cultivo. Graças ao reservatório é possível garantir a qualidade do plantio mesmo que a rega leve 3 semanas para ser refeita. Ideal para pessoas que viajam e precisam manter a qualidade de suas plantinhas.

O GrowBed possuí diversos tamanhos, tornando-o ideal para espaços pequenos e até mesmo para ser instalado dentro de apartamentos. A empresa chegou recentemente ao Brasil e possuí uma loja no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

Fonte: Ciclo Vivo

Leave a Reply